O Fotografia Diária está sendo reformulado

O Fotografia Diária surgiu com a missão fomentar a fotografia como meio de expressão artística, cultural e histórica, na forma plataforma unindo material editorial, buscador de informações, um catálogo de fotógrafos, obras, livros, e ferramentas para incentivar a educação, produção e comercialização da fotografia.

Exposição Pagode Russo de Iatã Cannabrava

Agora, o Fotografia Diária está passando por transformações para se tornar o ponto de partida de quem se interessa fotografia autoral contemporânea e histórica, fotojornalismo, história e teoria da fotografia.

Perguntas Frequentes – Fotografia Diária

Como faço para melhorar meu ranking na busca?

É essencial ter atenção aos diversos fatores influem na visibilidade de seu site em nossa plataforma:

  • Frequência de atualização;
  • Qualidade e originalidade do conteúdo (tanto o assunto quanto a formatação);
  • Qualidade do site (estética, velocidade de carregamento, estabilidade, usabilidade são alguns dos fatores).

Nosso conselho básico é: pense em criar uma boa experiência para seu leitor, não apenas aparecer bem na busca! Mais algumas dicas gerais:

  • Publique conteúdo de qualidade;
  • Seja constante na frequência;
  • Tenha um site de qualidade (rápido, bonito, prático);
  • Seja um interlocutor: crie links para bons conteúdos em outros sites relevantes e incentive comentários.

Como faço para que meu evento ou página no Facebook seja publicado?

O Facebook é uma plataforma fechada, que limita o usuário pelas características de uso e dificultando o acesso por sistemas externos. Por esta razão, apesar de rastrearmos páginas e eventos públicos que chegam através do formulário de sugestões, estes têm pouquíssima prioridade em nosso algoritmo.

Por isto, recomendamos que sempre publique o conteúdo também em seu site ou blog.

*Além do Fotografia Diária, o benefício de publicações em sites e blogs é importante também para que o conteúdo apareça no Google e em diversos outros buscadores e sistemas pela internet.

Como faço para ter meu site na busca, agregador, newsletter ou no boletim diário?

A forma mais fácil é garantir que seu site seja feito em HTML e que possua a funcionalidade feed – também conhecido como ‘feed de notícias‘ – no formato RSS, Atom ou XML.

Se o seu site é em WordPress, é provável que já tenha feed, embora frequentemente plugins e temas removam esta funcionalidade (o que não é recomendável).

Muitas plataformas de criação de sites como Squarespace e superlumina» sites otimizados(*) já vem com esta funcionalidade ativa. Outras, como Wix, não.

Para verificar o seu site, digite o domínio seguido de /feed/ na barra de endereço (e.g. www.fotografiadiaria.com.br/feed/). Caso apareça uma página com o conteúdo mais recente de seu site, em meio a diversos códigos como <item>, <source>, etc., você está no caminho certo.

Sites sem feed também são rastreados por nosso robô, mas podem demorar mais tempo para serem catalogados e também para que conteúdos novos sejam identificados e agregados.

Fique atento: ter um feed ativo – ou caso o seu site já esteja sendo sendo rastreado por nosso robô – não garante que o site apareça no agregador. Diversos fatores vão influir na visibilidade de seu site em nossa plataforma, como:

  • Frequência de atualização;
  • Qualidade e originalidade do conteúdo (tanto o assunto quanto a formatação);
  • Qualidade do site (estética, velocidade de carregamento, estabilidade, usabilidade são alguns dos fatores).

O que são sugestões de compras?

Todos os pontos de contato de nossa plataforma (busca, agregador, newsletter, boletim) podem conter sugestões de compras de sites como da Amazon americana, Amazon brasileira, da Livraria Cultura e, em breve, de outros sites ligados à fotografia.

Entenda o processo:

  • O HERC, nosso robô de busca, identifica assuntos e pautas daquele dia no agregador, na busca, na newsletter ou boletim;
  • Ao identificar um produto — que pode ser livro, obra de arte, serviços, aparelhos, etc. — relacionado a uma ou mais pautas, o robô envia como sugestão a um editor/curador;
  • Um editor do Fotografia Diária confere a sugestão e, caso considere relevante, publica no sistema;
  • Esta sugestão é enviada para a newsletter, boletim, busca, ou agregador.
  • É importante esclarecer que os links destas sugestões de compra quase sempre contam com um parâmetro que identificam o FD em programas de afiliados. Isto faz com que toda compra realizada a partir de tais links gere uma pequena comissão para a plataforma.

Entretanto, ressaltamos que a relevância e relação com as pautas é o fator determinante no algoritmo de sugestões.

O que é o HERC?

HERC é nosso robô de busca. O nome significa Heurísticas de Exploração e Reconhecimento de Conteúdo e é uma homenagem a Hércules Florence (Antoine Hercule Romuald Florence), francês que é considerado um dos inventores da fotografia, enquanto vivia no Brasil, no século XVIII.

Capa do Livro "Hercule Florence: a descoberta isolada da fotografia no Brasil", de Boris Kossoy

Além disto, é uma referência à tarefa HERCúlea de mapear, explorar e organizar conteúdo de qualidade sobre fotografia. É este sistema que alimenta tanto o agregador, quanto a newsletter, o boletim e a busca – que estará no ar em breve.

Qual a diferença entre newsletter e boletim diário?

São similares, mas os conteúdos e a frequência são diferentes:

O boletim diário traz uma seleção dos links encontrados por nosso robô de busca, o HERC, nas 24 horas antes do envio do boletim. A seleção dos links é automática, a partir de um algoritmo constantemente aperfeiçoado, incluindo a perspectiva fotógrafos, editores, produtores, colecionadores e outros atuantes do segmento, priorizando especialmente conteúdos mais recentes e em português (ou sobre fotógrafos brasileiros e latino-americanos).

Já a newsletter é enviada 1x vez por semana; seu conteúdo é totalmente definido por um curador, a partir do que foi encontrado por nosso robô de busca nos 7 dias anteriores.

Para assinar qualquer um deles, clique aqui.

O que é o Fotografia Diária?

O Fotografia Diária é uma plataforma voltada para conteúdos ligados a fotografia autoral – contemporânea e histórica -, fotografia documental e fotojornalismo, com a missão de fomentar o consumo da arte fotográfica a partir de três objetivos principais:

  • Proporcionar que profissionais e fãs de fotografia encontrem notícias e novidades de forma conveniente e integrada;
  • Fortalecer a criação de conteúdo de qualidade sobre fotografia;
  • Disponibilizar ferramentas que ajudem editores, produtores culturais, criadores, apreciadores e colecionadores de fotografia em seu dia a dia.

Atualmente, o FD é composto por uma busca, um site agregador — que reúne links de artigos, notícias e eventos de alguns dos melhores sites e blogs de fotografia do mundo — newsletterboletim diário, que levam uma seleção de informações até o e-mail de leitores e assinantes.